sábado, 24 de novembro de 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012



SIMPLESMENTE... EXISTEM "COISAS" QUE SÓ VENDO PARA ACREDITAR...


PARA QUEM GOSTA DE BOA MUSICA, JAZZÍSTICA E ENGENHARIA MECÂNICA/ HIDRÁULICA!

Esta máquina foi construída como um esforço colaborativo entre o Robert M. Trammell Music Conservatory e Sharon Wick Escola de Engenharia da Universidade de Iowa.
Veja como as bolas caem nos cones.
A equipe gastou 13.029 horas entre set-up, alinhamento, calibragem e ajustes antes de filmar este vídeo.

Mas como você poderá ver, valeu a pena o esforço.
Agora esta "caixinha de música" está em exibição no Matthew Gerhard Alumni Hall, na Universidade e já está programado para ser doado ao Smithsonian.


sábado, 27 de outubro de 2012

Feira do Estudante de Juiz de Fora - La Rocca


 









Alunos do 2° ano Ensino Médio façam suas incrições para Feira do Estudante , estaremos lá no dia 09 de novembro.  Não perca está oportunidade!!!
Site: feiradoestudantejf.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ARTES NO ENEM

Atenção alunos,
já encontra-se na página de Artes do nosso Blog um RESUMÃO sobre História da Arte para que vocês possam se preparar para a prova do ENEM.
Abraços a todos e boa sorte!
Inez

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dia da Matemática – desenvolver várias atividades manuais(crochê, fuxico, trabalhar com figuras geométrica no gesso, jogos, etc) mostrando como a matemática esta presente em nosso dia a dia.



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Arte é tema recorrente do ENEM




Arte no Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é a principal porta de entrada, para os jovens do nosso país, em uma universidade, e sabemos que ele vem mudando a cada ano que passa. Muitas matérias que não figuravam antes no exame, agora passaram a integrar as questões da prova, que é o caso das artes.

Foi feita uma pesquisa na qual de 1998 a 2009, várias questões sobre artes constavam na prova. Eram perguntas a respeito de Guernica (quadro de Pablo Picasso), Tarsila do Amaral, Van Gogh, Portinari e Anita Malfatti. Já no ano seguinte, em 2010, questões sobre o Modernismo, Salvador Dalí, Monet, Picasso, Da Vinci, Andy Warhol e novamente sobre Anita Malfatti. No ano passado, 2011, as questões vieram melhor elaboradas, e falavam sobre a Arte Urbana, Arte Conceitual, Arte Pré-histórica e novamente a tela Guernica de Picasso.
Ou seja, após tantos anos de questões a respeito das artes, não há dúvidas de que neste ano também teremos questões dessa matéria. Em 2010, o ENEM colocou 4 questões que estavam relacionadas às artes visuais. Assim, é importante que além de estudar sobre as matérias mais comuns, estude-se também as artes visuais e sua história, pois quatro questões pode te colocar na frente de milhares de candidatos do exame.
Por isso, fique ligado e estude bastante. Bons estudos, e boa sorte!!

sábado, 6 de outubro de 2012

DICAS PARA SE PREPARAR PARA O ENEM


O portal da EBC transmitiu hoje um bate-papo ao vivo com dicas para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será aplicada em 1.612 municípios nos dias 3 e 4 de novembro. Mais de 5 milhões são esperados para uma maratona de dois dias.

Os professores Leandro Tessler, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Audrey Regina de Carvalho, coordenadora de ensino médio da Secretaria de Educação de Minas Gerais deram dicas aos candidatos sobre quais são as melhores estratégias de estudo a um mês do exame. Pelo Twitter, Facebook e Google+ chegaram várias perguntas de candidatos sobre o que fazer antes e durante a prova. Veja as principais dicas de Leandro e Audrey para se dar bem no Enem.

Redação: não é possível prever quais serão os temas cobrados, mas os nossos convidados deram alguns palpites: Rio+20, sustentabilidade e direitos humanos foram alguns dos citados. Muitos candidatos perguntaram sobre o tamanho da redação, mas não existe uma medida certa para um texto perfeito. O importante é respeitar o mínimo de 8 linhas e o máximo de 30 linhas, previstos no edital.

Preparação: o perfil de candidato que o Enem quer selecionar é daquele aluno atualizado, que sabe o que está acontecendo no mundo. Por isso a rotina de estudo precisa incluir a leitura de notícias - seja pelos jornais, pela internet ou mesmo nas redes sociais. Os professores reforçaram que é importante refazer as provas antigas do Enem para conhecer o modelo das questões e não levar sustos na hora da prova.

No dia da prova: o importante é deixar a ansiedade de lado. O nervosismo pode atrapalhar a preparação de meses de estudo, por isso tranquilidade é fundamental. No dia da prova, siga sua rotina diária e durma bem. Aproveite para checar se está com toda a documentação em mãos para ter acesso ao local de prova. Leia o edital para saber o que pode levar para a sala de aula. Água é importantíssimo e se você achar que vai dar fome leve uma barrinha de cereal, chocolates ou o que você achar melhor. Mas sem exageros!

CONFIRA PATE-PAPO ABAIXO
http://www.ebc.com.br/educacao/2012/09/bate-papo-ao-vivo-da-dicas-sobre-o-enem-para-estudantes

Confira alguns assuntos que podem cair na prova do Enem

Amanda Cieglinski - Portal EBC02.10.2012 - 20h17 | Atualizado em 03.10.2012 - 13h00

Contagem regressiva: falta um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferente de outros vestibulares, o Enem exige um pouco mais do candidato - não basta decorar  fórmulas e estar com os conteúdos de matemática, química e física na ponta da língua. A prova  também vai testar o conhecimento do aluno sobre temas atuais que estão em debate no Brasil e no mundo. Por isso, quem está de olho em uma vaga em universidade pública ou bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), precisa incluir a leitura de notícias na rotina de estudos.
É impossível adivinhar quais temas podem ser tema de questões ou mesmo da redação, mas alguns assuntos têm mais chance de aparecer nas provas. Listamos aqui alguns deles para ajudar você a se atualizar nesta reta final. Os possíveis temas da prova também foram assunto do bate-papo #EsquentaEnem, na última terça-feira. Se você perdeu essa e outras dicas pode  para assistir. Bons estudos!
Silhueta de três índios contra o sol
Índios em protesto da Rio+20 (Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Rio+20 : Em junho, o Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento reuniu líderes mundiais e movimentos da sociedade civil para discutir o tema. No final foi aprovado o documento final "O Futuro que Queremos", considerado um avanço pelo governo brasileiro, mas criticado pelos movimentos sociais. A EBC acompanhou todo o evento e você pode ler sobre o tudo o que aconteceu no nosso hotsite.
O filme com insultos ao profeta Maomé segue criando protestas no mundo árabe. A autoria do vídeo ainda é um mistério (Reprodução)

Conflitos no mundo árabe: Há 19 meses, aSíria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente Bashar Al Assad e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. No último mês, um novo elemento acirrou os ânimos na região: um vídeo produzido por um americano que ofende o profeta Maomé foi o estopim para dezenas de protestos em países árabes.
Monteiro Lobato e as polêmicas dos livros didáticos: grupos do movimento negro tentam no Supremo Tribunal Federal (STF) impedir que o livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, seja distribuído às escolas públicas por meio de um programa do Ministério da Educação (MEC). O argumento é que a obra traz conteúdos racistas que não deveriam ser propagados às crianças. Não é a primeira vez que o conteúdo de livros didáticos são alvo de polêmica.
Obras em Belo Monte estão suspensas por determinação judicial (Wikipedia/Creative Commons)
Usina de Belo Monte: desenvolvimentoversus preservação. Esse tema tem sido uma constante nas últimas provas do Enem. Saber defender os argumentos prós e contras à construção de grandes empreendimentos como a Usina de Belo Monte é importante, por exemplo, na prova de redação. Saiba maissobre as brigas nas Justiça e os vários pontos de vista envolvidos na construção da usina no Rio Xingu.
Lei da Ficha Limpa: Este é o primeiro ano em que a Lei da Ficha Limpa vale de verdade. Você sabe o que ela prevê? Quais são os ganhos para o sistema político brasileiro com a nova legislação? Veja reportagem da TV Brasil o assunto.
Lei de Cotas: Em agosto foi sancionada a lei que estabelece uma reserva de 50% das vagas nos processos seletivos de universidades e institutos federais para alunos que cursaram todo o ensino médio na escola pública. A nova legislação cria uma única política de ação afirmativa, já que até hoje as instituições de ensino usavam diferentes modelos para garantir o acesso de grupos da população ao ensino superior. Entenda a Lei de Cotas.
Milhares vão às ruas na Espanha em protesto do 25s (Fotomovimiento / Creative Commons)
Crise e protestos na Europa: a crise do Euro, os cortes em programas sociais e as altas taxas de desemprego estão levando os europeus às ruas para protestar. Váriosmovimentos têm surgido em diversos países, principalmente Espanha, Grécia e mais recentemente Portugal. Entenda melhor esse cenário e quais são as reivindicações da população em debate com o sociólogo português Carvalho da Silva.
Comissão da Verdade: neste ano começou a funcionar um grupo de trabalho para investigar as violações aos direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura militar. É composta por sete membros e terá duração de dois anos. A comissão terá o direito de convocar vítimas ou acusados das violações para depoimentos, ainda que a convocação não tenha caráter obrigatório. Também tem acesso a todos os arquivos do poder público sobre o período, mas não terá o poder de punir ou recomendar que acusados sejam punidos. Leia mais sobre o trabalho da comissão.
Lei de Acesso à Informação: a legislação que entrou em vigor neste ano tem como objetivo garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Qualquer órgão público é obrigado a prestar as informações solicitadas em até 20 dias.  Além de regulamentar o acesso a dados do governo, a lei determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. O prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Assista programa da TV Brasil sobre o tema.
A interação em redes e privacidade na internet já foram tema de prova do Enem (Johannes Fuchs/Creative Commons)
Novas tecnologias: no último Enem, o tema da redação foi “Viver em Rede”. O objetivo era que os alunos escrevessem sobre os limites entre o público e o privado no contexto atual. As redes sociais, as novas tecnologias e a forma como esses instrumentos estão modificando a sociedade estiveram muito presentes na última prova. Não custa estudar de novo. Aqui nesse programa do Plantão Enem você encontra boas dicas sobre o assunto. 
O centenário de Nelson Rodrigues: Marcado pelos memoráveis trabalhos no teatro e criação de crônicas, Nelson Rodrigues completaria 100 anos em agosto de 2012. Nascido em 23 de agosto de 1912 em Recife (Pernambuco), Nelson Falcão Rodrigues se mudou aos quatro anos para o Rio de Janeiro. Rodrigues morreu na capital carioca em 1980, aos 68 anos. Ele foi autor de frases polêmicas como 'Toda unanimidade é burra '. Veja reportagem especial da TV Brasil sobre o escritor.

O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo (Antonio Cruz/ABr)
Impeachment no Paraguai: em junho deste ano a América Latina foi surpreendida por um processo de impeachment relâmpago no Paraguai que tirou do poder o agora ex-presidente, Fernando Lugo. Considerado por alguns países como golpe, o caso levou à suspensão do Paraguai do Mercosul e do Grupo de Alto Nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A decisão foi um protesto político à forma como as autoridades paraguaias conduziram o processo contra Lugo. Para os nove governos que apoiam a suspensão, Lugo não teve tempo hábil para se defender e houve a ruptura da democracia no país. Entenda melhor o caso.
O bóson de Higgs: em julho, cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, sigla em francês) anunciaram a comprovação da existência da partícula subatômica bóson de Higgs, considerada chave para entender a origem do universo e a formação da matéria. A existência do bóson de Higgs foi cogitada há cerca de 50 anos, quando a teoria chamada Modelo Padrão sobre o funcionamento do universo especulou que o cosmo foi resfriado após o Big Bang e uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou junto de partículas associadas os tais bósons de Higgs, que transferiram massa para outras partículas fundamentais de todas as matérias que conhecemos.
Momento da demolição dos pavilhões do Carandiru (Sergio Andrade/Divulgação)
Vinte anos do massacre do Carandiru: há 20 anos, em outubro de 1992, mais de 300 policiais - sem insígnias e crachás de identificação – invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, o extinto Carandiru, e executaram 111 detentos que tinham se rebelado após uma desavença interna entre os presos. Ninguém foi punido pelo episódio, conhecido como o Massacre do Carandiru. O caso foi tema de livro e filme e também pode estar na sua prova. Leia série de matérias da Agência Brasil sobre o assunto.

Em 2012 foi comemorado o aniversário de 110 anos de nascimento de Drummond (Reprodução/TV Brasil)
Carlos Drummond de Andrade: Neste ano foi comemorado 110° aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Sob a influência dos modernistas de 1922, ele inovou na linguagem e nos temas. Como poucos, Drummond soube extrair poesia dos acontecimentos banais, dos gestos simples da vida, do seu cotidiano e da paisagem que o cercava. Fez uma poesia simples e ao mesmo tempo grandiosa. Por isso tornou-se um autor popular e ao mesmo tempo admirado e enaltecido pela crítica. Assista programa da TV 

sábado, 22 de setembro de 2012

Visitem a GALERIA DE FOTOS e confiram a visita a Casa de Química da Escola João XXIII

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os porquês dos animais

Porque os gatos ronronam?
Os gatos ronronam quando se sentem bem e quando fazemos carinho neles. É um sinal de prazer. São duas cordas vocais situadas no fundo da garganta que vibram, emitindo esse som característico.
É verdade que os gatos enxergam à noite?
No escuro, os gatos enxergam muito melhor que nós. Sua pupila pode se dilatar bastante e perceber o menor traço de luz. Mas no escuro total, eles também não enxergam nada!
Por que as formigas se deslocam em fila indiana?
É para não se perder! Andando, a formigas colocam no seu caminho uma substância cheirosa que todas as formigas de uma mesma família reconhecem. Basta seguir esse caminho cheiroso para voltar para casa!
Porque as abelhas fabricam mel?
Para alimentar as outras abelhas e as larvas que vivem na colméias. As colméias são enormes usinas de mel. Para os apicultores, basta colher essa iguaria tomando cuidado com as picadas!
Porque devemos espantar as moscas?
As moscas costumam pousar em lugares sujos que são ninhos de micróbios, como o lixo, os excrementos... Pousando depois em nós ou nos alimentos, elas podem trazer sujeiras ou transmitir doenças.
Porque as baratas são tão desagradáveis?
Quando as baratas se instalam em uma casa elas invadem tudo. Elas se escondem nos cantinhos escuros, multiplicando-se a toda velocidade. São invasoras que precisamos expulsar.
Porque o louva-a-deus tem esse nome?
É por causa da posição de suas patas dianteiras: quando elas estão unidas, as pessoas dizem que ele está rezando. Mas não é nada disso! Elas estão sempre prontas para dar o bote e agarrar uma presa...
As centopéias têm mesmo cem patas?
As centopéias chegam a ter centenas de patas. São os animais que têm mais patas!
Um cavalo sofre quando as ferraduras são colocadas?
Os cascos dos cavalos são de queratina, uma proteína bem dura, de que também são feitos os chifres dos bois e as nossas unhas. Por isso, o cavalo não sofre quando as ferraduras são colocadas, pelo menos não mais do que quando cortamos as unhas!
Porque o galo canta tão cedo?
Cocoricó! Desde o nascer do sol, o galo canta para mostrar aos outros que ele está lá e que é o chefe da casa!
As zebras têm listras iguais?
Não, cada animal tem as suas próprias listras: elas são diferentes de uma para outra e servem para que as zebras se reconheçam. Cada espécie de zebra tem um tipo de listra também: finas ou largas, mais escuras ou mais claras...
Os morcegos são aves?
Não, eles são mamíferos; os únicos capazes de voar como as aves. Suas asas não têm plumas: elas são de pele e se ligam ao corpo na extremidade dos dedos bem longos.
Como o dromedário consegue viver no deserto?
O dromedário pode ficar 15 dias sem beber nem comer! Ele suporta muito bem o calor, pode fechar as narinas em caso de tempestade de areia, seu corpo é capaz de estocar uma grande quantidade de água, sua corcunda contém uma reserva de gordura que lhe dá energia e, para terminar, ele pode andar muito tempo na areia sem cansar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

VAI COMEÇAR A PALHAÇADA ELEITORAL. VOCÊ VOTARIA EM BIXA MUDA?


Terça-feira, 21 de agosto, nós brasileiros teremos que conviver com a pantomima macambúzia daqueles que pretendem uma vaguinha de emprego fácil nas Câmaras de Vereadores e nas prefeituras do Brasil. Aqueles que não tiveram a sorte de terem em casa o serviço de televisão a cabo serão obrigados, em nome da Constituição Federal, a ouvir as piores asneiras e verem os mais mentirosos do Brasil durante o mal afamado Horário Eleitoral Gratuito.

A 47 dias das eleições elas começam a serem exibidas agora, dia 21 de agosto; e irão “nos encher o saco” até o dia 4 de outubro; para as cidades que terão segundo turno, lá vão elas por mais 15 dias; e a emissora de rádio ou televisão que não cumprir com o determinado, o TRE suspenderá suas atividades por 24 horas; o que seria muito bom para todos nós, mas não para os empresários...!

Durante o período de exibição destas propagandas malditas estará aberto o maior concurso público do Brasil, onde milhares de pessoas se candidatam a uma das 5.561 vagas de Prefeito; 5.561 vagas de vice-prefeito e 60.320 vagas para vereador. Ao final do pleito, 71.442 pessoas terão emprego fácil, salário bom e estabilidade no cargo por quatro anos; seus salários somados levam das obras e de outros investimentos nada menos que 600 milhões de Reais todos os meses ou 7,2 bilhões de Reais por ano. Uma fortuna que muitas vezes é quadriplicada sem que nós enxerguemos nada de proveitoso.

Alguém pode até me arguir de como me porto tão incivil quando me refiro aos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos do Brasil; outros podem me criticar por causa de minhas críticas aos membros do Executivo e Legislativo; e minha resposta é simples: destes novos 60 mil servidores que alimentaremos por 4 anos, menos de 5% fazem jus a sua incumbência. A maior parte desta gente inútil quer ser vereador ou prefeito por causa da grana e das facilidades que todos eles têm em tirar para si mais dinheiro público.

Esta coisa de se candidatar a uma vaga para os cargos eletivos não para com os empregos municipais; em mais dois anos haverá eleição novamente e desta vez nomearemos pessoas para mais cargos. Em 2014 chega ao fim o mandato da Presidente Dilma e durante a eleição para Presidente da República, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vice-governadores e governadores tentarão também uma vaguinha na mamata pública. Durante as eleições de 2014 serão mais 1.709 cargos; e nos dois pleitos bianuais somados, o povo brasileiro alimenta 73.151 políticos diretamente.

Voltando as eleições deste ano, os candidatos a vereador chegam a ser patéticos em suas campanhas. Aquele que deveria legislar para seu município, muitas vezes sequer sabe o que é “legislação”.

Cada cidade brasileira possui um prefeito e um vice-prefeito; de igual forma que a legislação (art. 56) exige que cada mandatário tenha em sua comarca um Poder independente para acompanhar todas as suas ações; este Poder é o Legislativo e esta instituição, no município, precisa ter uma casa para abrigá-los; esta casa é a Câmara Municipal e seus artífices são os vereadores; pessoas que são eleitos para no máximo 4 anos; devem elaborar e cuidar da Lei Orgânica de sua cidade; que devem fiscalizar e julgar as contas das Prefeituras; e que sempre devem legislar sobre os interesses de sua comunidade.

Fala-se muito sobre os salários de vereadores, mas o termo correto é subsídio; e quem fixa estes mesmos subsídios são eles próprios. Acreditem, mas são os próprios vereadores que dizem quanto irão ganhar. Eles deveriam obedecer aos limites estabelecidos pela Carta Magna, mas muitos destes vereadores acabam encontrando uma brechinha legal para ganharem muito mais do que o teto nacional. Cada câmara deve receber no máximo 5% do que o seu município arrecada; e é desta grana que eles fazem uma farra.

Alem da propaganda eleitoral gratuita exibida na televisão e no rádio até no Facebook a galera que pleiteia um empreguinho fácil tá botando pra quebrar. É um tal de xingar o adversário aqui, contar mentiras Dalí; o site de relacionamento mais famoso do mundo está entupido daquilo que classifico como lixo eleitoral; coisas que só confundem a cabeça de quem pensa pouco, por que de mim, esta gente somente abiscoita rejeição plena.

Sempre houve candidaturas patéticas, mas depois da eleição de Tiririca em SP a coisa piorou; todo tipo de malandro, palhaço ou criminoso agora escancara suas fotos e slogans néscios por todo lugar. Numa busca rápida pela grande rede eu vi o Clark Crente; o Marquito do programa do Ratinho; acreditem, também é candidato; o Rei Momo de Sorocaba quer transformar a câmara de sua cidade em seu palácio momesco; aquele sujeito que fez o papel de Pit Bitoca também quer uma vaguinha na câmara de São Paulo; Abraão do Queijo, Lixeiro, vira lata, Tonhão som de cristal, o home da moto, gordinho da paz, serrote, Professor Pipoca, abajur, Dorinha Andorinha e Phumaça são alguns dos nomes aberrantes que pretendem também uma vaga como vereador.

Pode-se chamar de “a festa da democracia”, mas ser democrático zombando com o futuro de um Poder e claramente achincalhando com a opinião pública, já é demais! Tem pessoas e pessoas; e estas tem um nome de registro; algumas são conhecidas pelos apelidos burlescos, mas utilizar destes cognomes nesta festa democrática passa a ser uma libertinagem. Um tal de Peru do Escapamento, que na última eleição teve 110 votos, agora deseja tentar mais uma vez a sua grande chance para ficar 4 anos mamando nas tetas do Poder; outros caras de pau também brincam com as urnas; Et de Varginha, Bin Laden, Tabaqueiro, Obama e acreditem: John Lennon é candidato a vereador!

Quem pensa que já viu de tudo com os nomes aberrantes que pretendem chegar numa vaga do Poder, ainda não viu nada. Imagine a cena: você e sua família almoçando enquanto na televisão Furúnculo Maligno falando de suas propostas? Pica-pau, Tieta, sonrisal, He-man, Chapolim, vassoura, tesoura e “Vadão do jegue do dente de ouro” também são candidatos.

Toda esta fanfúrria por que a Lei permite. O Artigo 30 da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 23.373, de 14 de dezembro de 2011, e Lei 9.504/97, diz que o nome indicado na urna poderá ser: nome, sobrenome ou apelido do candidato desde que não se estabeleça dúvida quanto à sua identidade, não atente contra o pudor público e não seja ridículo ou irreverente. O postulante que, mesmo depois de intimado, não indicar o nome que deverá constar na urna eletrônica, concorrerá com seu nome próprio.

É nesta hora que entram os pudicos de plantão e os juristas que adoram satirizar com a estupidez de quem faz as leis. De fato “Vadão e o jegue do dente de ouro”, não atenta contra o pudor público; nem ele nem nenhum dos outros citados, mas será mesmo que isso não é ridículo ou irreverente? É claro que é! É óbvio que todos estes e muitos outros candidatos pretenderam escarnecer com a rara oportunidade de se tornarem famosos; e se der certo, alguns deles conseguirão uma vaga neste tipo de emprego!

Em Juazeiro na Bahia tem “Bixa Muda” e seu slogan é “Juazeiro muda com Bixa Muda”; o ex-integrante do BBB, Serginho, candidatou-se com o slogan “Serginho Orgastic”; se alguém disser algo a respeito deste candidato, muito provavelmente alguém o defenderá dizendo que se trata de homofobia. O sujeito se registra no TRE com o nome “quero me dar bem”e o juiz homologa sua candidatura; é uma piada!

Mas quando isso pode mudar? Minha resposta é: nunca; pelo menos enquanto a maioria de nós encararmos uma eleição como forma concreta de ganhar dinheiro fácil ou como um emprego cujo salário é um dos melhores. A palhaçada eleitoral em nome da esquisita democracia permanecerá assim pela eternidade, porque aqui se mexe em tudo, menos isso aí; a imundice que compõe as eleições no Brasil; a começar pela proporia legislação eleitoral; quem a defende e quem a julga!

Parafraseando Victor Hugo, assevero que entre o político que perpetra o achaque e o povo que o elege e consente, há uma conivência desonesta, imoral, completamente censurável. Isso aqui, assim como está, pode ser o país de quem quiser, mas não é, com certeza, o país que desejamos, com sinceridade!


Carlos Henrique Mascarenhas Pires

domingo, 12 de agosto de 2012

NOVA EXPOSIÇÃO

ABSTRACIONISMO



Está aberta a nova exposição de trabalhos realizados por alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Saint Clair.

Esta exposição faz parte do conteúdo curricular das aulas de Artes,.

Mais uma vez parabenizo os alunos com suas brilhantes participações.

Foram realizadas mais de 100 trabalhos, mas como não dá para disponibilizar todos aqui, escolhemos, dentre eles, 19 trabalhos para serem expostos na Galeria Virtual do nosso Blog.

CONFIRAM!!!

domingo, 20 de maio de 2012



RESPOSTA À REVISTA VEJA 

Abaixo estou enviando uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Peço por favor que repasse a todos que conhece, vale a pena ler. 

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades e scolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas droga s. Sem disciplina seguem perdidos na vida. 
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina. 
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores? 
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência. 
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso. 
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero. 
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração; 
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário. 
Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. 
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares. 
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. 
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. 
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.. 
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo 
Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!! 
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. 
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas. 
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata 
Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.

Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sugestoes de Livros .



- O Diario De Anne Frank 

(Publicado originalmente em 1947, "O Diário de Anne Frank" já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta edição, porém, traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro. É comovente descobri que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar.O leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.)



- O Alquimista

(O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem 
É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.)



-A Menina Que Roubava Livros

(Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.)


- O Caçador De Pipas

(O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.)




- A Cabana

(A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em famí­lia e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar a aquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.)

Aurora Boreal .





Aurora boreal é um fenômeno natural óptico que acontece no polo norte. São luzes coloridas que aparecem no céu, durante a noite. Normalmente é esverdeada, isso se deve aos átomos de oxigênio das altas camadas atmosféricas emitirem luz verde, ao serem excitados pelos elétrons de alta velocidade do vento solar.
Tal fenômeno não se restringe à Terra, também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno. Ele também pode ser reproduzido de forma artificial. O local onde há maior incidência da noite polar é na Lapônia Finlandesa.

sexta-feira, 30 de março de 2012

NOVO DESAFIO

RESOLVI COLOCAR UM NOVO DESAFIO PARA DAR OPORTUNIDADE A OUTROS ALUNOS DE GANHAREM UNS PONTINHOS EXTRAS E CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL DE TODOS, UMA VEZ QUE TEMOS APENAS UMA AULA POR SEMANA E TEM MUITA ARTE BACANA PARA SE APRENDER

segunda-feira, 26 de março de 2012

ATENÇÃO ALUNOS, ACESSEM A PÁGINA DE ARTES E PARTICIPE DO DESAFIO. VALE PONTO!!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


Governo de Minas assegura na Justiça igualdade de direitos para professores da rede estadual


Governo de Minas assegura na Justiça igualdade de direitos para professores da rede estadual


Tempo de efetivo exercício dos professores nas escolas passa a ser adotado como critério fundamental na distribuição de turmas e aulas 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acaba de publicar em seu sítio decisão que assegura à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) o direito de manter o tempo de efetivo exercício na escola como critério para a distribuição de turmas e aulas entre os professores efetivos e efetivados. Atualmente, em Minas Gerais, a Educação conta com 180.856 professores efetivos e efetivados, sendo 90.931 (50,28%) efetivos e 89.925 (49,72%) efetivados.
A decisão do TJMG indefere pedido de liminar, de 31 de janeiro, impetrado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). O sindicato pretendia que a Secretaria de Educação alterasse os critérios definidos na Resolução 2018, de 6 de janeiro de 2012. De acordo com o conteúdo da Resolução publicada pela Secretaria de Educação, efetivos e efetivados devem ter os mesmos direitos na distribuição das turmas, horários e aulas, estabelecendo-se uma situação de igualdade entre esses servidores.



Mas este não é o entendimento do Sind-UTE/MG. Para o sindicato, efetivos deveriam ter prioridade na escolha de turmas e aulas. “Estávamos, como sempre estaremos, prontos cumprir a decisão da Justiça. Mas resolvemos entrar com mandado de segurança em relação à decisão porque acreditamos que a ação do sindicato impõe uma condição de desigualdade entre os servidores”, explica a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola. 

Para a secretária de Educação, o melhor mecanismo de ingresso na carreira de professor é, de fato, o concurso público. “Defendo o concurso, mas neste caso específico, não parece justo imprimir um tratamento diferenciado aos profissionais que foram efetivados na carreira da educação. Hoje, eles são servidores de carreira e devem, no entendimento do Governo de Minas e desta Secretaria, ter os mesmos direitos que os colegas efetivos. Parece-nos uma questão de equidade”, esclarece Ana Lúcia. 

No último concurso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais recebeu mais de 262 mil inscrições para 21.377 vagas, distribuídas nas carreiras da educação básica no Estado. Ao todo, são 262.989 interessados, sendo que mais de 53% dos inscritos foram para os cargos de professor.
Tempo de efetivo exercício dos professores nas escolas passa a ser adotado como critério fundamental na distribuição de turmas e aulas 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acaba de publicar em seu sítio decisão que assegura à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) o direito de manter o tempo de efetivo exercício na escola como critério para a distribuição de turmas e aulas entre os professores efetivos e efetivados. Atualmente, em Minas Gerais, a Educação conta com 180.856 professores efetivos e efetivados, sendo 90.931 (50,28%) efetivos e 89.925 (49,72%) efetivados.


A decisão do TJMG indefere pedido de liminar, de 31 de janeiro, impetrado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). O sindicato pretendia que a Secretaria de Educação alterasse os critérios definidos na Resolução 2018, de 6 de janeiro de 2012. De acordo com o conteúdo da Resolução publicada pela Secretaria de Educação, efetivos e efetivados devem ter os mesmos direitos na distribuição das turmas, horários e aulas, estabelecendo-se uma situação de igualdade entre esses servidores.


Mas este não é o entendimento do Sind-UTE/MG. Para o sindicato, efetivos deveriam ter prioridade na escolha de turmas e aulas. “Estávamos, como sempre estaremos, prontos cumprir a decisão da Justiça. Mas resolvemos entrar com mandado de segurança em relação à decisão porque acreditamos que a ação do sindicato impõe uma condição de desigualdade entre os servidores”, explica a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola. 

Para a secretária de Educação, o melhor mecanismo de ingresso na carreira de professor é, de fato, o concurso público. “Defendo o concurso, mas neste caso específico, não parece justo imprimir um tratamento diferenciado aos profissionais que foram efetivados na carreira da educação. Hoje, eles são servidores de carreira e devem, no entendimento do Governo de Minas e desta Secretaria, ter os mesmos direitos que os colegas efetivos. Parece-nos uma questão de equidade”, esclarece Ana Lúcia. 

No último concurso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais recebeu mais de 262 mil inscrições para 21.377 vagas, distribuídas nas carreiras da educação básica no Estado. Ao todo, são 262.989 interessados, sendo que mais de 53% dos inscritos foram para os cargos de professor.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



O Sind-UTE impetrou Mandado de Seguranca questionando os critérios de distribuição de turmas previsto na Resolução 2018/12. O sindicato desde dezembro de 2011 solicitou reunião com a Secretaria de Estado da Educação para discutir os critérios de quadro de escola. Entretanto a Secretaria optou por definir as regras sem dialogar com a categoria e publicou a Resolução 2.018 em 07 de janeiro deste ano. de acordo com a Resolução o vinculo funcional do servidor foi desconsiderado. Mesmo o sindicato tendo questionado a situação com a Secretaria de Educação em reunião nesta segunda- feira, dia 30/01,a situação não seria alterada para o inicio do ano letivo.Com o deferimento da liminar, toda a distribuição de aulas realizadas em que o servidor efetivo foi preterido terá que ser revista.

Acompanhe os esclarecimentos referente a concessão da liminar proferida no Mandado de Segurança nº 0354865-43.2012.8.13.0000



Mandado de Segurança: 0354865-43.2012.8.13.0000
Cartório de Feitos Especiais
Relator: Desembargador Washington Ferreira

Impetrante: Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais
Autoridade Coatora: Secretaria de Estado de Edução de Minas Gerais


Segue a decisão na integra:


" Vistos, etc...

Trata-se de Mandado de Segurança impetrado pelo SINDICATO UNICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS contra ato da Sra. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

O impetrante sustenta que o art. 8º, caput, da Resolução SEE nº 2018, de 06 de janeiro de 2012, é inconstitucional, ao equiparar servidores efetivos e efetivados pela Lei Complementar estadual nº100, de 2007. Sustenta que a Corte Superior, no Incidente de Inconstitucionalidade nº1.0342.08.105745-3/002, já declarou, à unanimidade de votos, a inconstitucionalidade da Lei Complementar estadual nº100, de 2007. Assevera que a decisao da Corte Superior vincula os demais orgaos julgadores do Tribunal de Justiça. Esclarece que é imprescindivel a medida liminar, pois a distribuição das turmas e aulas nas unidades de ensino estadual será efetivada antes do inicio do ano letivo de 2012, que ocorrerá no dia 1º de fevereiro.

Requer, em sede de liminar, inaudita altera parte, que seja invalidada a disposição do caput do art. 8º da Resolução SEE nº2.018, e que a autoridade coatora retifique dita resolução, dando-se prioridade, ao servidor público efetivo, na escolha das turmas, aulas e funções, para todos os efeitos. Pugna pela concessão final da segurança.

Comprovante de recolhimento das custas à f. 15-TJ.

É o relatório.

Cediço que o mandado de segurança é ação constitucional posta a disposição de toda pessoa física ou jurídica, órgão com capacidade processual ou universalidade reconhecida por lei, para a proteção de direito liquido e certo, exigindo a constatação de plano da afronta ou possível afronta ao direito alegado.

O presente mandado de segurança introduz discussão acerca do artigo 8º, caput, da Resolução SEE nº 2.018, de 06 de janeiro de 2012, no qual consta regra para a definição de turmas, aulas e funções do ano letivo de 2012, nas Escolas Estaduais, com equiparação dos servidores efetivos e efetivados nos termos da Lei Complementar estadual nº 100, de 2007.

O artigo 8º, caput, assim exterioriza:

Art. 8º. As turmas, aulas e funções serão atribuídas aos servidores efetivos e efetivados nos termos da Lei Complementar nº100/2007, observando-se o cargo, a titulação e a data de lotação na escola (fl.63/verso).

Ocorre que a então mencionada Lei Complementar estadual nº100, de 2007, no artigo 7º, V, foi declarada inconstitucional, conforme decisão da Corte Superior do Egrégio TJMG no Incidente de Argüição de Inconstitucionalidade nº1.0342.08.105745-3/002:


INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGO 7º, INCISCO V DA LEI COMPLEMENTAR 100/07 DO ESTADO DE MINAS GERAIS. PROFESSOR. FUNÇÃO PÚBLICA. TITULARIZAÇAO EM CARGO EFETIVO. INCLUSÃO NO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO ESTADO. AFRONTA AOS ARTIGOS 37, II E 40, §§ 13 E 14 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. INCONSTITUCIONALIDADE DA NORMA DECLARADA INCIDENTALMENTE. Ao transformar em titular de cargo efetivo, sem submissão a concurso, servidor ocupante da denominada "função pública" o artigo 7º, inciso V, da Lei Complementar nº100/07 viola frontalmente o artigo 37, II, da Constituição Federal, que estabelece depender a investidura em cargo ou emprego publico de aprovação previa em concurso publico de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas, apenas, as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. Noutro vértice, se o dispositivo pretende incluir no regime próprio de previdência do Estado servidor não titular de cargo efetivo, afronta o artigo 40, § § 13 e 14 da Constituição da Republica, que vincula os servidores ocupantes, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego publico, ao Regime Geral de Previdência Social (TJMG, Corte Superior , INCIDENTE DE ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE CIVEL Nº1.0342.08.105745-3/002 NA APELAÇÃO CIVEL Nº1.0342.08.105745-3/001, Relator Desembargador HERCULANO RODRIGUES, j. 9.12.2009)

No aludido incidente, restou decidido que é inconstitucional a "transformação", em servidor público efetivo, daquele que exercer "função publica".

Assim, tenho por evidente, o fumus boni iuris, no caso, pois o artigo 8º, caput, da Resolução SEE nº2.018, de 2012, exterioriza regra que evidencia equiparação entre servidores efetivos e designados na definição das turmas, aulas e funções nas Escolas Estaduais.

O periculum in mora também é claro, tendo em vista a proximidade do inicio do ano letivo de 2012 e a possibilidade de ineficácia final da medida.

Ante o exposto, DEFIRO O PEDIDO DE LIMINAR para suspender os efeitos do artigo 8º, caput, da Resolução SEE nº2.018, de 2012, até o julgamento do mandamus, cabendo, à autoridade coatora, viabilizar a atribuição das turmas, aulas e funções sem equiparação entre os servidores efetivos e efetivados nos termos da Lei Complementar estadual nº100, de 2007.

Comunique-se a decisao e notifique-se a autoridade apontada como coatora para que, no prazo de 10 (dez) dias, preste informações.

Notifique-se o Estado de Minas Gerais, na forma do artigo 7º, II, da Lei nº12.016, de 2009.

Após, à douta Procuradoria de Justiça.

Publique-se. Intime-se. Cumpra-se.

Belo Horizonte, 31 de Janeiro de 2012.

DESEMBARGADOR WASHINGTON FERREIRA
Relator"


Diante da concessão da segurança acima, a autoridade coatora será notificada para que viabilize a distribuição de turmas/funções/aulas sem a equiparação entre os servidores efetivos e efetivados pela LC100/07. Então, com a suspensão dos efeitos do artigo 8º da Resolução SEE nº 2.018 os servidores efetivos terão prioridade sobre os efetivados pela LC100/07.


Depois de prestados os esclarecimentos pela autoridade coatora, os autos serão encaminhados para a Procuradoria de Justiça. Após retorno do parecer da Procuradoria, os autos irão para a pauta de julgamento para que os Desembargadores possam julgar o mérito do Mandado de Segurança.


Importante esclarecer que a decisão acima ainda será publicada no Diário Oficial do Estado no dia 06/02/2012.


O pedido da liminar do Mandado de Segurança foi para: " seja concedida a medida liminar inaudita altera pars, diante da relevância dos fundamentos do perigo de ineficácia ao final da medida, para seja invalidada a disposição do caput do art. 8º, porque flagrantemente inconstitucional e, ainda, seja determinado à autoridade coatora que retifique a resolução de modo que seja dada ao servidor público detentor de cargo efetivo a prioridade na escolha das turmas, aulas e funções, para todos os efeitos."

Tendo em vista a concessão da liminar no Mandado de Segurança é previsível que será concedida a segurança final quando do julgamento do seu mérito, posto que o pedido final é ratificação dos efeitos da medida liminar. Entretanto, temos que aguardar a decisão final do mérito.

FONTE: site do sindicato e ofício enviado as subsedes