Artes




ABSTRACIONISMO(1910)


             Em termos muito gerais, o abstracionismo pode ser considerado uma pintura cujas formas e  cores não possuem qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior. Não importa se o pintor partiu das formas objetivas para chegar às formas abstratas. Para ser considerado abstrato, importa é não possuírem suas formas qualquer relação com as formas exteriores da realidade. Ao invés de representar as formas exteriores, visuais dos seres e objetos, o pintor abstracionista cria formas por assim dizer interiores, inexistentes visualmente na realidade.

O Abstracionismo no passado
  
              Parecendo uma inovação dos nossos tempos, o Abstracionismo é uma tendência bastante velha na história da pintura. Abstrair-se das realidades exteriores e voltar-se para suas realidades interiores é uma constante da condição humana. Por isso mesmo, acompanhando a história da pintura, encontramos várias fases abstratas, nas quais o homem substitui as imagens da realidade objetiva por símbolos ou representações de suas realidades subjetivas. A primeira dessas manifestações de abstracionismo ocorreu ainda na Pré-História. Enquanto os pintores da pedra lascada eram figurativos realistas, reproduzindo as imagens visuais, os pintores da pedra polida eram geometrizadores das formas visuais e muitas vezes totalmente abstratos – criavam formas geométricas ou não, sem relação direta com as imagens da realidade exterior.
              Através dos próprios fatos artísticos, o caminho do abstracionismo veio sendo assim preparado desde o Impressionismo. Vários artistas na Europa faziam pesquisas no plano da abstração, isto é, no plano da criação de formas e cores, sem relação com as imagens das realidades exteriores. Os historiadores e críticos concordam, porém, em atribuir a primazia dos resultados nas pesquisas abstracionistas ao pintor Vassily Kandinsky (1866-1944).
              O espírito especulador de Kandinsky o levou à seguinte consideração: o conteúdo, isto é, a presença da imagem visual, ou a representação das aparências da realidade, perturba ou diminui a beleza peculiar e bastante expressiva que as formas e cores realmente possuem em si mesmas, independentes de qualquer representação. Pensando melhor, chegou à conclusão de que as formas e cores realmente possuem em si mesmas beleza e expressão próprias.
              Livres de qualquer representação, que traz sempre em si elementos de natureza intelectual, sem serem constrangidas ou limitadas dentro das imagens figurativas, as formas e as cores possuem maior poder para exprimir os movimentos e impulsos mais profundos da sensibilidade. Traduzindo as camadas mais íntimas do ser humano, impulsos e necessidades quase instintivos, o Abstracionismo poderia constituir-se num estilo universal comum e acessível a todos os homens, acima das adversidades raciais e particularismos sociais, que os separam e diferenciam, pelo fato de dirigir-se à percepção sensível e não à percepção intelectual ou racional.
               A criação de uma pintura figurativa, reproduzindo a realidade objetiva, baseia-se em princípios e exigências do mundo físico. Traduz, portanto, sensações físicas controladas pelas experiências intelectuais, ao passo que uma composição abstrata se rege por princípios e exigências da pura sensibilidade e do mundo psíquico.
               O Abstracionismo começou a expandir-se se dividindo em duas correntes distintas: o Abstracionismo Informal ou Sensível e o Abstracionismo Geométrico.
               O Abstracionismo Informal ou Sensível é aquele mais instintivo ou, impulsivo. Obedece mais ao sentimento. As cores e as formas estão criadas livres e arbitrariamente. Exemplo típico é o Kandinsky.
               O Abstracionismo Geométrico é aquele no qual as formas estão geometrizadas, retilíneas ou curvilíneas. O exemplo de Abstracionismo Geométrico mais característico é o de Mondrian.
_________________________________________________________________________________


vasija-goddio


Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas.
Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna. Porém, optamos por apresentar a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerarmos ser mais didática.
Uma das necessidades do homem é a de se expressar. Suas idéias, sua forma de ver o mundo, suas emoções, seus conhecimentos, tudo isso pode ser comunicado através da arte.
Seja na pintura, escultura, música, arquitetura, artesanato, teatro, cinema, etc. Alguns dos meios artísticos, como a arquitetura e a música, transcenderam os limites do artístico, passando a contar com o auxílio de meios tecnológicos. Mesmo banalizada pelos ideais comerciais, a arte foi e sempre será o meio de expressão de um povo, de seus costumes, os utensílios utilizados no dia-a-dia, etc. E ela varia de região para região, de povo para povo e em muitos casos, de pessoa para pessoa.
A arte é tão antiga quanto à estadia do homem no planeta. As primeiras expressões artísticas se manifestaram nas pinturas das cavernas, onde o homem morava; nos utensílios utilizados para a casa ou outras finalidades.
arte acompanhou a evolução do homem, evoluindo também. E nesse longo processo, assim como foram se dividindo os povos, mudando para outras localidades, a arte acompanhou, se adaptando as necessidades da região.
A arte é fundamental no mundo atual, pois é através dela que um povo apresenta suas características, sua cultura. As pessoas apresentam suas noções de mundo, suas emoções. E é por isso, por ser tão diversificada que é fascinante.
Assim resumidamente temos:
PRÉ- HISTÓRIA:
grutadelascaux
-Período Paleolítico e neolítico;
-Primeiras manifestações artísticas, pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas.

Características principais da arte rupestre:
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais (somente no Paleolítico) e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.), no Neolítico. Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.

ANTIGUIDADE:
- Aparecimento da escrita que sucede até a queda do império romano. Período das grandes civilizações, como a Mesopotâmia, Egito, Grécia, e Roma.
MESOPOTÂMIA:

1_mesopotamia
Construções em adobes (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol); Também outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo.
(Pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos)



 ARTE EGÍPCIA:
Grande civilização. Povo excessivamente religioso e místico, toda sua vida girava em torno da crença de que a alma voltaria a habitar o mesmo corpo. Monumentos funerários, religiosos. Lei do frontalidade.

- Principais características:
arte egípcia estava intimamente ligada à religião, por isso era bastante padronizada, não dando margens à criatividade ou à imaginação pessoal, pois a obra devia revelar um perfeito domínio das técnicas e não o estilo do artista.
arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil. O convencionalismo e o conservadorismo das técnicas de criação voltaram a produzir esculturas e retratos estereotipados que representam a aparência ideal dos seres, principalmente dos reis, e não seu aspecto real.

ARTE GREGA:
estatua-de-poseidon-no-museu-de-atenas-b9d27

Basicamente ligada aos templos (Colunas Dórica, Jônica e Coríntia).
arte-grega17-colunas
- Buscavam no homem e na vida inspiração (padrão de beleza).
- Uso da figura geométrica ou cenas mitológicas.
-Teatro (arena).

- Características da arte grega:
  1. Racionalismo
  2. Amor pela beleza
  3. Interesse pelo homem
  4. Democracia.
As manifestações artísticas gregas encontraram os seus alicerces numa filosofia antropocêntrica de sentido racionalista que inspirou as duas características fundamentais deste estilo: por um lado a dimensão humana e o interesse pela representação do homem e, por outro, a tendência para o idealismo traduzido na adoção de cânones ou regras fixas que definiam sistemas de proporções e de relações formais para todas as produções artísticas, desde a arquitetura à escultura.
O estilo geométrico surge no primeiro período da arte grega. Percebe-se uma disputa entre linhas retas e curvas. Este novo estilo, o Arcaico, mostra-se claramente na cerâmica e na arquitetura. De maneira limitada e repetitiva, surgem as figuras de animais e monstros mitológicos, além de imagens do homem nu, o atleta, e da mulher vestida, lembrando uma deusa.

ARTE ROMANA:
Coliseu-de-Roma

Construções mais típicas são templos, basílicas, circos, teatros, anfiteatros, e aquedutos; Decoração de paredes,Retratos.
A Arte em Roma - Dupla influencia: gregos, ideal de beleza. Etruscos, realidade (arte popular), vida. O arco e a abobada são legados etruscos. Os gregos não conheciam. Pintura essencialmente decorativa. Mural, naturalismo descontraído e lírico, ilusão de profundidade: “janelas” abertas para a paisagem. Esculturas mais realistas – espírito pratico romano. Gregos elementos mitológicos. Romanos, homens e fatos importantes do Império.

Características da arte romana:
Na arquitetura podemos ressaltar a grandeza e a imponência das obras como principais características. Edifícios públicos, templos, anfiteatros (Coliseu, por exemplo) e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época. Tais obras, além de ressaltarem a riqueza do Império Romano, foramresponsáveis por urbanizar Roma de uma forma que nunca se havia visto. Ao mesmo tempo em que esculturas gregas eram copiadas, os artistas romanos desenvolviam um estilo próprio.
Diferentemente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético. Pelo contrário, consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais importantes de uma obra. Além disso, os mesmos também se diferenciavam na praticidade, retratando as pessoas conforme elas realmente eram, e não conforme um ideal de beleza, como se via na arte grega. Na pintura, os romanos utilizavam mosaicos de cores vivas para representar cenas cotidianas, paisagens  eanimais.




ARTE MEDIEVAL:
Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte européia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.
-Deus centro do universo; Arte Romanica: essencialmente Sacra, igrejas feitas de pedras como verdadeiras fortalezas e horizontal; Arte Bizantina: mosaico, uso de rosáceas para facilitar a iluminação interna dos templos; Arte Gótica: teocentrismo atingiu seu apogeu, toda a vida do homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam tornar- se amplas e mais altas.

ARTE ROMÂNICA
igreja romanica

ARTE GÓTICA

ARTE BIZANTINA
Reis Magos


ARTE ACADÊMICA OU CLÁSSICA
a10fig02
-Do teocentrismo Medieval o homem avança para o humanismo  e coloca- se como centro do universo. -Descobre que existem outros povos que habitam o planeta; -Surge a renovação artística e cultural.
RENASCIMENTO:
a_criacao_de_adao
MonaLisa_sfumato
santa ceia
-Os artistas voltam a estudar o corpo humano, procurando perfeição e harmonia das formas, buscando inspiração nos Greco-Romanos:esculturas como a Pietá de Miguel Ângelo Buonarotti, Giotto é o percursor do renascimento, mas Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade.

Principais características do Renascimento
- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.
- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.


BARROCO: 
deposic3a7c3a3onotc3bamulo1602-1604caravaggio

-Foi utilizada em relação a arte porque os artistas não observam mais as rígidas regras estabelecidas no renascimento.
-No Barroco predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento religioso. 

-Abundância de detalhes, violentos contrastes de luz e sombra.
Entre as principais características do barroco
portanto, é possível ressaltar: 
=> predomínio da emoção através de uma arte que buscava interagir com todos os sentidos de seus observadores; 
=> grandes contrastes de luz e sombras; 
=> pintura com efeitos ilusionistas 
=> dramaticidade e comoção. 

Características da pintura barroca: 

=> composição assimétrica diagonal e a busca por um estilo grandioso, monumental, retorcido; 
=> acentuado contraste de claro-escuro para intensificar a sensação de profundidade.

O Beijo Roubado - Jean Honor FragonardROCOCÓ:

-É graça elegância, erotismo e inspiração mundana. 

-Os pintores deste estilo usam pinceladas rápidas, leves e delicadas. 
-O desenho é decorativo. 
-As cores são claras e luminosas. 
-Nus femininos. 



Características do Rococó: 
O Rococó tem como principais características: 
  • Cores claras;
  • Tons pastéis e douramento;
  • Representação da vida profana da aristocracia;
  • Representação de Alegorias;
  • Estilo decorativo;
  • Possui leveza na estrutura das construções;
  • Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
  • Texturas suaves;
  • Hedonismo.
ARTE NEOCLÁSSICA: 
774px-David-Oath_of_the_Horatii-1784
-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do Rococó. 
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana. 
Características do Neoclássico: 
  • formalismo e racionalismo
  • exatidão nos contornos
  • harmonia do colorido
  • retorno ao estilo greco-romano
  • academicismo e técnicas apuradas
  • culto a teoria de Aristóteles
  • ideal da época : democracia
  • pinceladas que não marcavam a superfície.
ROMANTISMO:
A liberdade guiando o povo, 1830 -Delacroix ( Frana)
-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso. 
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição,exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.

Características do Romantismo: 
Nas artes plásticas, o romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês EugèneDelacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial. 

REALISMO:

Courbet
-Surgiu contrapondo a ideia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o científico, o objetivo. 

-Começa a surgir grandes edifícios de ferro, concreto e vidro,muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está vendo.
-Artista: Rodin 


Características do Realismo:

  • Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
  • Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
  • Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
  • Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA e CONTEMPORÂNEA:

- IMPRESSIONISMO:
IMPRESIN obra de Monet- DEU O NOME DE IMPRESSIONISMO


Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente. Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.

-Principais características:
- É também com isto uma pintura instantânea(captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia.
- As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
- Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo.
- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
- Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto.

- EXPRESSIONISMO:
10
Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros. Artistas: Van Gogh, Munch,

- Principais características:
- Pesquisa no domínio psicológico;
- cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
- Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio.
- transmitir a sua arte utilizando uma forma psicológica onde pudessem expressar seus sentimentos íntimos, mais do que o mundo exterior o fazia. É uma pintura pessoal e intensamente apaixonada.
- No Expressionismo o artista utiliza a tela como um meio de comunicação para manifestar suas emoções. As cores utilizadas são fortes, chegando a ser irreais.
- As pinceladas eram rápidas, demonstrando enorme vitalidade.
Um dos grandes inspiradores dos pintores expressionistas foi Van Gogh, com suas técnicas e cores extraordinárias. Dentre os expressionistas mais importantes citamos também Heckel e Schiele.

FOVISMO
Fauvismo. Matisse.
Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano. Artista: Matisse.
Principais características do Fauvismo:
- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho)
- Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.
- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre

CUBISMO:
guernica
Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros. Artistas: Paul Cezanne, Pablo Picasso, Mondrian.
- Principais características:
- Geometrização das formas e volumes;
- Renúncia à perspectiva;
- O claro-escuro perde sua função;
- Representação do volume colorido sobre superfícies planas
- Sensação de pintura escultórica;
- Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
- Cores fechadas.

ABSTRACIONISMO:
4


É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior. Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee, Duchamp.
A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.
Abstrato vem do latim abstraho(se separar de). Uma pintura abstrata liberta-se da representação da realidade visível (paisagens, cenas, flores, personagens).Existem basicamente duas classificações para arte abstrata: Abstracionismo Geométrico - formados por figuras geométricas e linhas - e o Abstracionismo Lírico ou Expressionismo Abstrato- composto por manchas.

-DADAÍSMO:
2963060946_d0580119ac_z  

Arte irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação. Artista: Duchamp

-Características principais do dadaísmo:
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas,  jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.

-SURREALISMO:

dali-a-persistencia-da-memoria


Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações. Artistas: Dali, Miro, Picasso.

-Características do surrealismo: O movimento artístico que aqui vamos abordar denomina-se Surrealismo. Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:

- Pintura com elementos surreais
- Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
- Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário
- impressão espacial, possuindo ilusões ópticas
- Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

- FUTURISMO:





Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas geométricas para dar movimento. Artista:Duchamp


Características do Futurismo:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial etecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.
- Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.

OP ART:
op5
A op-art é uma linha artística que surgiu na década de 60 cuja técnica e cores, principalmente em preto e branco, têm como objetivo causar uma ilusão de ótica no apreciador. As obras, dependendo da posição que você observe, criam a impressão de que a imagem está em movimento.
O movimento artístico deu início ao mesmo tempo na Europa e EUA, tendo como pioneiro no aprimoramento do estilo Artista Victor Vasarely.
- POP ART:
andy-warhol-marilyn
Evidencia o cotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa. Artista: Warhol.
Muito apreciado, mas com um significado não tão conhecido pela massa, este movimento foi criado pelo crítico inglês Lawrence Alloway na década de 1950 e teve seus primeiros adeptos nos Estados Unidos e na Inglaterra.
- Características:
O movimento começou como afronta ao expressionismo abstrato daquela década. Para criar suas obras no estilo Pop Art o artista busca inspiração na cultura da sociedade detalhando figuras e objetos expressando de uma maneira diferente a vida consumista da sociedade como retratar embalagens de alimento, bandeiras, pessoas, seres vivos e outros objetos deixando-os maior que o que a figura original.
Formatos e cores
Os formatos são variados para que a peça fique com resquícios do natural, mas que seja vista de forma diversificada e inovadora para que novos olhares estejam projetados sobre esta. Os materiais utilizados são acrílico, poliéster, goma, espuma, gesso, matérias fluorescentes, tinta, entre outros.


_________________________________________________________________________________

COMO É CHAMADA ESTE TIPO DE ARTE? FALE SOBRE ELA.



QUAL É O NOME DADO A ESSE TIPO DE ARTE. FALE SOBRE ELA.


 


O ALUNO QUE POSTAR, PRIMEIRO, A RESPOSTA CERTA, GANHARÁ DOIS PONTOS EXTRAS NO 1º BIMESTRE. BOA SORTE!


Livros Digitais
O que é Arte - Jorge Coli

Obras de Vincent Van Gogh

Obras de Leonardo Da Vinci

Julian Beever, uns dos maiores grafiteiros do mundo.

In Viena - day 1

In Viena - day 2


In Viena - day 3

In Viena - day 4

5 comentários: