Artes, Português e Literatura foram as disciplinas apresentadas no último Plantão Enem
Terceira edição do programa foi exibida neste sábado das 10 às 11 horas para todo o Estado e abordou as disciplinas de Artes, Português e Literatura
Neste sábado (01-10) foi ao ar, pela tela da rede Minas, o terceiro ‘Plantão Enem’. O programa que traz dicas que vão auxiliar os estudantes do ensino médio na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordará neste sábado as disciplinas de Português, Arte e Literatura. O ‘Plantão Enem’ já faz parte da rotina de estudo dos alunos do terceiro ano do ensino médio. Desde o dia 17 de setembro, data em que o primeiro programa foi exibido, já foram registrados acessos de 200 cidades mineiras. O ‘Plantão Enem’ é transmitido entre 10 e 11 horas para todo o Estado.
Na disciplina de Português, o terceiro programa trouxe para os estudantes uma discussão a respeito de variedades lingüísticas. Em Artes, apresentou as correntes estéticas da Arte com estilos próprios e características peculiares. Pintura rupestre, renascentista, Cubismo e outros movimentos artísticos foram assuntos tratados. Já no bloco dedicado à Literatura, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Modernismo, Literatura Contemporânea, entre outros gêneros que representam o retrato da época em que foram concebidos.
Os estudantes podem participar, ao vivo do programa, por telefone e por e-mail, apresentando dúvidas e fazendo comentários. Os contatos podem ser feitos pelo endereço de e-mail: plantaoenem@redeminas.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3209-0089. O bom da inciativa é que ela permite a participação de todos os alunos do terceiro ano, independentemente da rede de ensino, pública ou privada. As redes sociais, como Facebook (Plantão Enem) e twitter (@plantãoenem) também podem ser utilizadas para o envio de perguntas.
Reforço virtual
Todos os conteúdos estão disponíveis no site do Plantão Enem (www.redeminas.tv/plantaoenem) e também pelo sítio institucional da Secretaria de Educação (https://www.educacao.mg.gov.br/undefined). A ideia é disponibilizar os conteúdos no maior número de canais para facilitar o acesso dos estudantes.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) também disponibiliza outro conteúdo que complementa a preparação para o Enem. Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), a SEE oferece um curso de reforço para o exame que é transmitido por 79 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), mantidos pela Sectes, em várias regiões do Estado.
Além disso, a Educação comprou o direito de transmitir essas aulas diretamente para 1.700 escolas de ensino médio. Para tanto, as escolas devem utilizar uma senha, que já receberam, e acessar o conteúdo. O conteúdo é elaborado pela ONG Paulista Instituto Henfil.Entre os estudantes que estão utilizando os conteúdos do instituto Henfil está a aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar, no município de Santa Rosa da Serra, Graziely Ferreira Queiroz, de 17 anos. “Eu acesso o site todos os dias e assisto a todas as aulas. É um complemento muito bom. Hoje, por exemplo, estava assistindo um vídeo sobre redação”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário